Richard Block era planejador na JWT-Londres, que acabara de conquistar a conta da matriz da Shell na Europa. Na América Latina, eu trabalhava para levar as filiais da Shell, que no Brasil estava na Ogilvy, para a JWT. Era o final dos anos 90.

Mundo afora, em muitos países, sobretudo na Ásia, os escritórios locais da Shell se alinhavam com a Europa e passavam a trabalhar com a JWT. Mas, na América Latina e no Caribe, sobretudo no Brasil, as equipes regionais da Shell resistiam a largar antigas parcerias, uma vez que a diretriz de alinhamento da matriz não era mandatória.
Richard me apresentou os dois conceitos com os quais a JWT ganhara a conta na Europa: (1) uma nova brand vision ou visão da marca Shell, Caring Innovators – difícil de traduzir: inovadores “que têm cuidados” ou “que se preocupam em cuidar”; e (2) uma nova branding idea ou ideia marcante da Shell, Waves of Change  – “ondas de mudança”.
Foram os dois conceitos primordiais com os quais eu pude convencer, como Head of Planning da Thompson na América Latina, em sucessivas apresentações e pitchs locais, as operações da Shell no Brasil, Argentina, Chile e Venezuela a ingressar na nossa rede.
Assista a seguir  –  principalmente se você, leitor, for planejador  – o vídeo de apresentação da Shell Brand Vision e Branding Idea, na voz do Richard Block. Muito provavelmente, ele ficará surpreso de ver que preservei esse vídeo no meu HD, assim como muitos outros documentos e apresentações pertinentes daquela época, no início do terceiro milênio.
Seguramente nem a JWT nem a Shell se incomodarão com esse exercício de arqueologia do planejamento, que resgata parte importante da história de ambas, há quase duas décadas.

Além de havermos trabalhado juntos para a Shell, Richard Block foi  o cordenador de uma nova visão de planejamento que o Head of Planning global, David Baker, queria implantar na JWT. Seria a evolução do Thompson Way of Planning Advertising, a metodologia de planejamento publicitário que existia na agência desde que fora inaugurada em Londres, no final dos anos 60, por Stephen King, um dos dois inventores do planejamento publicitário (o outro foi Stanley Pollit – mas isso é outra história).
A nova metodologia, que nunca chegou a ser completada, se chamava Thompson Total Branding e pode ser vista, até onde conseguiu ser desenvolvida, neste site que eu guardei no meu baú: TTB.
Escrevi tudo isso acima para situar o Richard como planejador. Hoje ele é consultor como eu e sua firma tem o sugestivo nome de Outside/In Planning ou “planejamento de fora para dentro”. Planejamento de quem vai fundo no negócio da marca sem perder o olhar externo, nem de cada árvore, nem da floresta inteira.
Richard nasceu nos EUA.  Mudou-se aos 25 anos para Londres, onde fez carreira em pesquisa e planejamento. Fundou os APG Account Planning Awards, importante premiação da entidade de classe dos planejadores na Inglaterra, à semelhança do Grupo de Planejamento no Brasil.
Há pouco tempo, descobri que ele faz música. Mais: que ele sempre fez música, desde os 15 anos de idade, e eu que nunca soube. Compõe, toca e canta o mais puro rock’n’roll de um tipo muito particular:  good’ol’ American Rock’ N’ Roll.
Em 2015, lançou dois álbuns, “Too Little Too Late” e “Two Wrongs“, nos quais ele é compositor, cantor, guitarrista e arranjador. Está cozinhando outro album até o fim do ano. Como bom planejador, disse-me um dia, rindo:  “creativity is not a department“. A filha Jenny e o filho Eli também têm uma banda e participam de algumas faixas no playlist abaixo.
É aqui que você poderá escutar o som do meu amigo roqueiro e planejador. Soundcloud, of course.
Enjoy the good ol’ American Rock’ N’ Roll by my friend Richard Block.

A foto traz o Richard Block no Rio de Janeiro, quando veio a serviço da JWT para o cliente Shell e trabalhamos juntos. Bons tempos, bons trabalhos. E hoje não existe mais a JWT Rio, infelizmente!